O PODER DE UMA DECISÃO:
De Rosa Parks a Barak Obama
Na sua cor e na sua mente Rosa Louise McCauley, mais conhecida como Rosa Parks trazia gerações e gerações de segregação, injustiças e chibatas. Mesmo na sua época as pessoas negras não podiam freqüentar as mesmas escolas, praças e ambientes públicos que as pessoas brancas. Se estivessem andando por uma mesma calçada, o negro tinha que parar e esperar pela passagem da pessoa branca, e de cabeça baixa.
Rosa Parks nasceu em 4 de fevereiro de 1913 na cidade de Tuskegee, estado de Alabama, nos Estados Unidos da America. Era costureira e mudou a historia dos EUA e da humanidade, aos 42 anos de idade, com uma DECISÃO. Ao voltar para casa, na cidade de Montgomery, após longa e cansativa jornada de trabalho, sentada no banco do coletivo começou a dormir e não percebeu a aproximação de um homem branco. Este a acordou bruscamente para que ela se levantasse e lhe cedesse, por direito, o acento.
Pela mente da Sra. Parks, por uma questão de segundos, passou todo o filme da sua vida e de todos os seus irmãos de raça. Neste momento a voz autoritária do homem branco soou como uma chibatada nos seus ouvidos. A DECISÃO não foi um gesto impensado, fruto de um arroubo momentâneo ou de um devaneio e sim, um gesto firme e consciente, fruto da historia da sua vida e da sua raça: NÃO LEVANTO.
Este fato aconteceu no dia 1 de dezembro de 1955. Rosa Parks foi detida por desacato a lei e como represália por sua prisão, iniciou nos EUA um levante geral das pessoas negras contra as leis segregacionistas. Durante 381 dias as empresas de transportes coletivos amargaram enormes prejuízos pelo boicote dos negros e simpatizantes. As manifestações eram lideradas pelo jovem reverendo Martin Luther King Jr e pela persistência e firmeza nas decisões tomadas as leis foram mudadas pelo Congresso Americano e iniciou uma nova era.
Antes de falecer na cidade de Detroit em 24 de outubro de 2005 Rosa Parks recebeu em 1999 das mãos do então presidente Bill Clinton a mais alta honraria oficial concedida pelo governo a um civil norte-americano, a Medalha de Ouro do Congresso. Foi premiada com a Medalha Presidencial pela Liberdade em 1996 e a cidade de Montgomery a homenageou com a construção de um museu com o seu nome.
Hoje os Estados Unidos da America é governado por um negro, Barack Obama. Esta historia que muito nos ensina na luta pela igualdade e pela liberdade começou bem antes, mas certamente nela, ROSA PARKS tem um lugar de destaque.