No alojamento conjunto da Maternidade Lia Brandão, situada no município de Bocaiúva, Norte de Minas, Maria Victória recebe o carinho da mãe. A menina, nascida na última quarta-feira, é a primeira filha de Janaína, que se orgulha de ter dado à luz na cidade em que mora. Assim como ela, cerca de 80 mil pessoas serão beneficiadas com a instalação da maternidade, inaugurada oficialmente na última quinta-feira com a presença do secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, e do prefeito Alberto Eustáquio Caldeira, entre outras autoridades.
“Estou muito feliz, pois pude ter meu bebê perto de casa, com todo o apoio de minha família. É muito bom contar com a ajuda das pessoas próximas neste momento, que é o mais importante de minha vida”, contou. A satisfação da recente mamãe em ter sua filha em Bocaiúva não é por acaso: até o final do ano passado, boa parte das gestantes precisava se deslocar para Montes Claros, já que o município não contava com uma instituição que tivesse infra-estrutura adequada para a realização dos mais diferentes tipos de parto.
“O Governo do Estado tem procurado oferecer assistência nos mais diversos níveis de atenção, pois entende que a saúde deve ser disponibilizada com total integralidade. Sem dúvida, inaugurar uma obra desse porte, que tem uma finalidade tão nobre, é motivo de grande alegria; inaugurar uma maternidade é celebrar a vida”, destacou Pestana.
Cerca de 100 partos são realizados todo mês na maternidade. Considerada uma instituição modelo, a maternidade conta com 15 leitos equipados com mesa obstétrica, ginecológica e de parto, além de incubadora, bloco cirúrgico, entre outros. “A maternidade é para nós um presente. É equipada com aparelhos de última geração; tudo para oferecer um atendimento de qualidade e humanizado para as gestantes de nosso município e região”, ressaltou a diretora Sônia Figueiredo Bernardo.
Para implantar a maternidade, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) investiu, só por meio de convênios, cerca de R$ 600 mil. Para essa construção, também foram destinados recursos do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais (Pro-Hosp). “Tais investimentos estão proporcionando avanços valiosos para a nossa cidade. São eles que nos permitem equipar e melhorar nossas instalações, oferecendo à população o que ela merece. É preciso reconhecer a importância de programas como o Pro-Hosp”, afirmou o prefeito.
Na maternidade Lia Brandão, funciona também um centro de atendimento à mulher, voltado para pacientes com doenças do colo do útero e para gestantes de alto risco. A unidade oferece acompanhamento às grávidas durante todo o período de gestação, por meio de consultas de pré-natal, bem como exames ginecológicos. A maternidade atende não apenas à população local, mas também aos moradores dos municípios de Guaraciama, Olhos D’Água, Engenheiro Navarro, Francisco Dimas e Joaquim Felício.
Outras inaugurações
Além da maternidade, foram inaugurados no Hospital Regional Dr. Gil Alves um centro ortopédico, salas de mamografia, endoscopia, pronto-atendimento e esterilização, e ainda lavanderia. Todas essas obras também são resultados de recursos do Pro-Hosp, investimento que totaliza cerca de R$ 1,5 milhão.
Segundo o secretário municipal de saúde, José Maria Queiroz, todas essas obras vão proporcionar melhorias significativas para a população, uma vez que, até então, para ter acesso a esses serviços, as pessoas precisavam ir a Montes Claros, município de referência. “O aparelho de mamografia, por exemplo, é o primeiro da cidade. E o centro ortopédico está preparado até mesmo para realizar cirurgias”, comemorou o secretário.