Cerca de 50 alunos das escolas municipais de Bocaiúva foram classificados para a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que acontece neste sábado, 20. Conforme informou Aparecida Ribeiro, da Secretaria de Educação, alunos das escolas municipais Dinah Silva de Azevedo Caldeira e Zeca Calixto, na cidade de Bocaiúva, Hélio Carneiro, no distrito de Alto Belo, Antonio de Souza Rosa, em Morrinhos, e Dona Josefa Pereira, na Catarina, foram classificados para a próxima etapa da olimpíada.
Aparecida Ribeiro credita o sucesso dos alunos a um trabalho permanente de capacitação do corpo docente e à melhoria nas estruturas físicas das escolas. “Temos priorizado a capacitação permanente de todos os profissionais de educação vinculados ao município, com formação continuada dos professores, encontros pedagógicos e oficinas, além de construir e ampliar nossas escolas para que os alunos tenham um ambiente mais adequado à aprendizagem”, disse.
Promoção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica, a olimpíada é dirigida aos alunos de 5ª a 8ª série (6º e 9º ano) do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Participando, eles concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e municípios dos alunos participantes também concorrem a prêmios.