Fundada em março de 2001, a Escola Municipal de Educação Especial Tarcísio Pires de Castro atende, de maneira direta, 174 alunos com idades e necessidades diversas. Os educandos são atendidos por uma equipe multidisciplinar envolvendo as áreas pedagógica, sócio-assistencial, médica, cultural e esportiva, com a totalidade de recursos advindos do município, numa interface entre as secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde e Cultura.
Os profissionais da Tarcísio são capacitados para a alfabetização em LIBRAS (para os surdos) e em BRAILLE (para os cegos), numa ação pioneira no município.
As turmas implantadas no CAPS (Centro Apoio Psicosocial) favorecem o resgate da auto-estima e cidadania das pessoas com transtornos mentais.
Atualmente a Escola também funciona como CMAI – Centro Municipal de Apoio à Inclusão. Além dos alunos lá matriculados, aqueles que freqüentarem as escolas regulares também poderão receber atendimento, a ser efetivado como forma de apoio e/ou complementação. Esse atendimento acontecerá através de:
* avaliação educacional,
* diagnóstico multidisciplinar,
* plano de desenvolvimento individual do aluno,
* apoio às famílias.