Reafirmando um compromisso com a população, o Hospital Municipal Dr. Gil Alves recebeu equipamentos de última geração. Recentemente, através do Pró-Hosp (Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais), o Hospital recebeu para o setor de ortopedia camas e mesas ortopédicas e mesas para partos e exames, dentre outros. Com a aquisição destes aparelhos, o hospital poderá realizar cirurgias ortopédicas.
Segundo a direção do Hospital Dr. Gil Alves, os equipamentos servirão para melhorar a demanda dos atendimentos e complementar o bloco cirúrgico que já está em fase de conclusão. “Com estes equipamentos iremos melhorar nossos atendimentos e desafogar os hospitais da vizinha Montes Claros, além disso, nosso setor de ortopedia ficará mais completo”, disse Sônia Gontijo, diretora.
“Vamos preencher estes vazios assistenciais. Hoje, as pessoas vão até Montes Claros obter alguns serviços de ortopedia. Deixaremos de ser um problema para virarmos solução”, afirmou o secretário municipal de Bocaiúva, Geraldo Antônio Camelo.
O Pró-Hosp visa melhorar a eficiência gerencial dos hospitais de Minas Gerais e, principalmente, melhorar o atendimento em todas as regiões.
Atualmente, Bocaiúva possui cobertura total do Programa Saúde da Família e conta com a ajuda do programa Saúde em Casa da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).
Com os recursos aplicados pelo Pro-Hosp, o Hospital Dr. Gil Alves irá melhorar o papel de referência em saúde na microrregião, além de realizar serviços de média complexidade.
Hospital Regional
O hospital de Bocaiúva atende cerca de 400 pessoas por semana. A área original do da Unidade era de 1.600 metros quadrados. Com as obras de reforma, essa área foi ampliada e hoje chega a 1.800 metros quadrados. Com a ampliação, o número de leitos saltou de 41 para 105 leitos. A maternidade, considerada modelo já está em fase final de construção e para que seja colocada em operação faltam a finalização do bloco obstétrico e parte da pintura.
Apesar de ainda não estar concluída, na maternidade já funciona um centro de atendimento à mulher, voltado para pacientes com doenças do colo do útero e para gestantes de alto risco.
Nas duas instituições, além de pacientes de Bocaiúva, também são atendidos pacientes dos municípios da microrregião, como Olhos D´Água, Guaraciama Joaquim Felício, Engenheiro Navarro e Francisco Dumont.