Bocaiúva é sim uma cidade viável

Prezado amigo, Bocaiúva é uma cidade viável, forte nas suas tradições, intensa na sua cultura, amada por seus cidadãos e fácil de ser administrada, porém a descrença da população com a política nacional e com a política local em particular, tem levado a todos uma sensação de frustração  e desanimo, mas o fato é que…

Continue lendo...

Fazenda Escola inaugura a Marcenaria Seu Jorge Carpinteiro

Umas das histórias mais bonitas de superação, determinação e coragem sem dúvida alguma é do Seu Jorge Vieira Durães. Aos 7 anos sofreu um “choque térmico” que o deixou “paralítico das pernas”. Esta grave deficiência não foi barreira para o Seu Jorge aprender o ofício de carpinteiro e mesmo sem ter frequentado escolas aprender também…

Continue lendo...

Grupo de Teatro – Professores dos projetos sociais

“Artistas natos” assim definiu o Prefeito Alberto Caldeira ao assistir entusiasmado uma das apresentações de teatro do Grupo de Teatro dos professores dos projetos sociais. “Este grupo criado pelos professores vem da necessidade de abrir para as nossas crianças um espaço lúdico onde elas possam através da cultura desenvolverem uma consciência cidadã. A cultura sem dúvida…

Continue lendo...

Escola da Forquilha: Veja antes e veja depois

´”Dezenas de escolas rurais estão sendo construídas, outras ampliadas na rede municipal e também na rede estadual com centenas de salas de aulas inauguradas. A rede municipal de ensino passou de 1.265 alunos para mais de 4.000 alunos em um breve espaço de tempo. Hoje não temos mais nenhuma professora leiga, todas são normalistas e…

Continue lendo...

Fazenda Escola recebe reprodutores para melhoramento genético

Atendendo uma das solicitações dos pequenos produtores rurais de Bocaiúva o Prefeito Alberto Caldeira firmou convênio com a EMATER-MG para assistência técnica aos produtores rurais e seleção de reprodutores para melhoramento genético do plantel equino da região. Três animais já estão na Fazenda Escola. Um reprodutor da raça Campolina cedido pelo empresário Dr. Ricardo Vicentin, um…

Continue lendo...

Caminhada comemora dia do idoso

A Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social, juntamente com a Pastoral da Pessoa Idosa e a Drogaria Avenida, realizou nesta terça-feira a II Caminhada em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, ocorrido no dia 1º. Centenas de pessoas reuniram-se na praça Pedro Caldeira para um alongamento e partiram em uma caminhada pelas ruas da…

Continue lendo...

Arte em cerâmica será ensinada em Bocaiúva

Vinte e seis alunos vão passar por curso de capacitação profissional durante os próximos 30 dias para aprender a técnica de trabalhar a cerâmica. Com recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT), a Secretaria de Assistência e Promoção Social está trazendo oito cursos profissionalizantes para a cidade. “Arte em cerâmica” é o primeiro deles;…

Continue lendo...

Prefeitura promove concurso para preenchimento de quase 600 cargos

Prefeitura de Bocaiúva anunciou nesta quinta-feira o concurso público para provimento de 572 cargos efetivos do quadro de pessoal da administração pública municipal. Com operacionalização da Comissão Técnica de Concursos da Unimontes, as provas serão realizadas no dia 30 de março. As inscrições poderão ser feitas do dia 12 a 26 de fevereiro no posto…

Continue lendo...

A Escola Tarcísio / ABRACE, agora é Centro Municipal de Apoio à Inclusão.

  Fundada em março de 2001, a Escola Municipal de Educação Especial Tarcísio Pires de Castro atende, de maneira direta, 174 alunos com idades e necessidades diversas. Os educandos são atendidos por uma equipe multidisciplinar envolvendo as áreas pedagógica, sócio-assistencial, médica, cultural e esportiva, com a totalidade de recursos advindos do município, numa interface entre…

Continue lendo...

Terminal rodoviário será reinaugurado em 25 de maio

O Terminal Rodoviário será reaberto ao público no próximo dia 25 de maio, às 20 horas. Novos guichês para as empresas de ônibus foram construídos, as plataformas foram ampliadas e o restaurante e banheiros foram totalmente refeitos. Além da reforma e ampliação da estrutura física, uma bela jardinagem coloriu o lugar.  Geraldo Caldeira Valle Em…

Continue lendo...

Revitalização é intensificada no bairro Pernambuco

Dando continuidade à revitalização dos canteiros do bairro Pernambuco, que consiste na plantação de mudas de palmeira imperiais e gramados, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços urbanos deu início a um mutirão de recuperação dos canteiros nas ruas Olhos d´água, João Lopes e Antônio Tibúrcio. Os serviços da avenida Montes Claros e das…

Continue lendo...

Cariúna, Cachoeirinha e Esplanada comemoram quadras poliesportivas

Dentre as inúmeras obras que estão sendo realizadas no município, a administração municipal reafirmou um compromisso com a juventude. Prova disso são as construções de quadras poliesportivas para os moradores dos bairros Cariúna e Cachoeirinha, além de estar reformando a quadra do bairro Esplanada. Com a ação, a Prefeitura atende a anseios antigos dos moradores…

Continue lendo...

Obras do Eixo Empresarial em fase de acabamento

Dando continuidade às obras do Eixo Empresarial, que consiste na construção de pistas paralelas à BR-135, no perímetro urbano da cidade, a empresa responsável já sinalizou todas as vias, com placas e pintura das faixas num raio de 4,5 km, compreendidos do trevo de Olhos d´Água até as imediações da ponte de tábua. Além disso,…

Continue lendo...

BR 135 vai ganhar redutores eletrônicos de velocidade no perímetro urbano

O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes, DNIT, através da Superintendência Regional mineira, respondeu satisfatoriamente à solicitação do prefeito Alberto Caldeira de instalação de redutores eletrônicos de velocidade na BR 135, no perímetro urbano da cidade. De acordo com o ofício encaminhado pelo superintendente do órgão, engenheiro Fernando Guimarães Rodrigues, à prefeitura, o supervisor da…

Continue lendo...

Asfaltamento dos bairros Esplanada, Califórnia e Montrey

Através do Pró-Infra (Programa de Infra-estrutura Urbana), do Governo Federal, a prefeitura de Bocaiúva está investindo na infra-estrutura da cidade. Depois do asfaltamento das ruas dos bairros Esplanada e Califórnia, as máquinas já estão trabalhando no manilhamento das ruas do Monterrey. As obras estão orçadas em R$ 1.085.000,00 e irão beneficiar 852 famílias. Os moradores…

Continue lendo...

Bocaiúva contra a poliomielite

Os postos de saúde do Bonfim e Pernambuco e os 13 PSFs (Programa de Saúde da Família) espalhados pelo município estão mobilizados para o Dia D de combate à Poliomelite neste sábado, dia 25. De acordo com a secretaria de Saúde, o objetivo é atingir 95% das 4.535 crianças menores de cinco anos existentes na…

Continue lendo...

Prefeitura de Bocaiúva intensifica combate a Leishmaniose

Agentes da Secretaria Municipal de Saúde estão intensificando os trabalhos de combate ao transmissor da Leishmaniose Visceral, também conhecida como calazar. Várias ações estão sendo realizadas, como retirada de lixo orgânico em lotes vagos e orientações aos moradores das regiões que tiveram casos de pessoas infectadas. “Nossa preocupação é a proliferação do mosquito, que se…

Continue lendo...

Postos do Bonfim e Pernambuco ampliam atendimentos

Mais uma especialidade médica está sendo oferecida nos Postos de Saúde do Bonfim e Pernambuco. O médico otorrinolaringologista Leonardo Caldeira Souza iniciou seus trabalhos recentemente nos dois postos e juntou-se à equipe formada por neurologista, ortopedista, cardiologista, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, clínico geral, ginecologista, pediatra e dentistas. “A chegada desse profissional especializado em problemas de ouvido,…

Continue lendo...

Laboratório novo para o Hospital Regional de Bocaiúva

Um laboratório mais espaçoso e com equipamentos modernos já está à disposição da população bocaiuvense. Dentre as mudanças ocorridas no setor de análises clínicas do Hospital foram construídas duas salas, uma de esterilização e outra de lavagem. Novos aparelhos também foram adquiridos como, centrífugas, banho-maria, microscópio, bioplus, balança de pesagem, estufas de secagem e geladeira.…

Continue lendo...

Hospital Regional recebe novos equipamentos

Reafirmando um compromisso com a população, o Hospital Municipal Dr. Gil Alves recebeu equipamentos de última geração. Recentemente, através do Pró-Hosp (Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais), o Hospital recebeu para o setor de ortopedia camas e mesas ortopédicas e mesas para partos e…

Continue lendo...

Bocaiúva inaugura a Farmácia Popular do Brasil

A Farmácia Popular será inaugurada no próximo dia 19 de julho, às 19 horas, informou a prefeitura de Bocaiúva. Programa do Governo Federal em parceria com os municípios, a Farmácia procura ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A diferença nos preços dos medicamentos comercializados nas redes privadas chega até 90%. Segundo o…

Continue lendo...

Prevenção da “Xistose” – Comunidades recebem sanitários

Como ação integrante do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social, o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (antigo Nascez), em parceria com a Funasa, está levando às comunidades rurais instalações sanitárias. Segundo a secretaria de Saúde, a construção dos módulos sanitários irá contribuir para melhoria da saúde e condições de vida…

Continue lendo...

Bocaiúva – Vacinação de idosos

Entre os dias 23 de abril e 04 de maio, das 8 às 17 horas, a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. A vacinação contra o vírus Influenza (gripe) é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde para pessoas com idade acima de 60 anos. O objetivo…

Continue lendo...

Bocaiúva no combate a dengue

Dengue. Esta é a palavra mais ouvida e discutida no cotidiano, quando o assunto é saúde pública. Imprensa, órgãos públicos, médicos, dentre outros, enfocam nos cuidados para impedir a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, que, diga-se de passagem, já infestou vários municípios brasileiros. Em Bocaiúva, o setor de Epidemiologia (antigo Nascez) vem trabalhando…

Continue lendo...

O PODER DE UMA DECISÃO

O PODER DE UMA DECISÃO: De Rosa Parks a Barak Obama   Na sua cor e na sua mente Rosa Louise McCauley, mais conhecida como Rosa Parks trazia gerações e gerações de segregação, injustiças e chibatas. Mesmo na sua época as pessoas negras não podiam freqüentar as mesmas escolas, praças e ambientes públicos que as…

Continue lendo...